top of page

Culturas | Cenoura

PODRIDÃO NEGRA

A podridão negra das raízes da cenoura é uma doença considerada de pós-colheita, porém pode ocasionar severas perdas de produção no campo.


Hospedeiro
Daucus carota L.


Agente etiológico
Fungo: Thielaviopsis basicola


Sintomas
Os sintomas da podridão negra aparecem normalmente após a lavagem e armazenamento da cenoura em caixas plásticas ou de papel, em condições de alta umidade, baixa ventilação e temperatura acima de 25°C. Observa-se o desenvolvimento de lesões cinza que aumentam de tamanho e se tornam pretas devido à produção de clamidósporos e fialósporos (esporos). Inicialmente, as lesões são superficiais, tornando-se amolecidas à medida que
o patógeno coloniza as camadas de células mais internas da raiz.


Manejo
Evitar a sucessão de culturas e plantio em áreas com histórico da doença em cultivos anteriores da cenoura, realizar a rotação de culturas com espécies de plantas que não são hospedeiras do patógeno, como as gramíneas, Reduzir ferimentos nas operações de colheita, transporte, lavagem e armazenamento das cenouras, Realizar a lavagem da cenoura com água fria e clorada, não armazenar a cenoura lavada enquanto ela estiver úmida, armazenar e transportar as cenouras em temperatura abaixo de 10°C e com ventilação para não favorecer o desenvolvimento da doença.


Fontes
https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/
https://www.scielo.br/

Podidão_negra_Andrine.png
Podridão_negra_2__Maurício_Sangiogo.jp

Imagens: Mauricio Sangiogo

bottom of page