Fitopatológico
Herbário Virtual
Culturas | Trigo
OÍDIO
O oídio é uma doença de importância econômica em todos os países
produtores de trigo, principalmente por ocasionar perdas de rendimentos de até 40%. A doença ocorre de forma natural principalmente na Região Sul do Brasil, nas outras regiões, ocorre em cultivos irrigados.
Hospedeiro
Triticum spp
Agente etiológico
Fungo: Blumeria graminis f. sp. tritici
Sintomas
O fungo infecta apenas as células epidérmicas, e os sintomas ocorrem
principalmente na superfície superior das folhas e apresentam-se como
manchas brancas do micélio do fungo, com aspecto pulverulento. Os tecidos no outro lado das manchas, na superfície inferior da folha, tornam-se verde-pálidos a amarelos; nas folhas mais velhas se forma um anel necrótico amarelo a marrom ao redor da massa micelial. Nas manchas velhas, principalmente nas bainhas das folhas, formam-se corpos esféricos e escuros entre a massa micelial, correspondentes aos cleistotécios.
Manejo
Os métodos mais eficientes para controle de oídio em trigo são o uso de cultivares com resistência genética e a aplicação de fungicidas, em tratamento de sementes ou nas folhas. Também deve-se evitar fertilização excessiva em nitrogênio.
Fonte
https://www.embrapa.br/en/busca-de-noticias/-/noticia/46358370/artigo---momento-de-observar-o-oidio-em-trigo#:~:text=da%20Embrapa%20Trigo-,O%20o%C3%ADdio%20de%20trigo%2C%20causado%20por%20Blumeria%20graminis%20f.,mundo%2C%20especialmente%20de%20clima%20temperado.
https://www.agrolink.com.br/problemas/oidio_1898.html
Imagens: Mauricio Sangiogo