Fitopatológico
Herbário Virtual
Culturas | Tomate
OÍDIO
O oídio, também conhecido como “cinza”, é uma doença bastante comum em folhas de tomateiro. Mesmo não sendo considerada entre as mais destrutivas, tem merecido maior atenção devido ao aumento no cultivo do tomateiro sob condições protegidas, onde geralmente a temperatura é mais elevada, e sendo irrigada por gotejamento, onde não ocorre a lavação das folhas.
Hospedeiro
Solanum lycopersicum
Agente etiológico
Fungos: Oidium lycopersici e Oidiopsis sincula.
Sintomas
Quando a doença é causada por Oidium lycopersici, observa-se estruturas pulverulentas de coloração branca na face superior e inferior das folhas (preferencialmente na face superior), sendo chamado de oídio-adaxial. Se a doença for causada por Oidiopsis sincula, não se observa facilmente a massa pulverulenta (eflorescência). O que se observa com facilidade são manchas amareladas nas folhas, evoluindo para necrose, que começa no
centro da lesão. O oídio causado por este fungo é chamado de oídio-abaxial.
Manejo
Recomenda-se efetuar o controle da umidade interna das estufas, evitando que fique muito baixa. Pulverizações com fungicidas específicos, registrados para a cultura.
Fontes
https://blog.aegro.com.br/oidio/
KIMATI, H.; AMORIM, L.; REZENDE, J.A.M.; BERGAMIN FILHO, A. & CAMARGO, L.E.A. ed. Manual de Fitopatologia. Volume 2. Doenças das Plantas Cultivadas. 4ª Edição. Editora Agronômica Ceres Ltda. São Paulo. 2005. 666p.
Imagens: Mauricio Sangiogo
Imagens: Darciele Polo, Gabriel Alves, Rafael Prates, Maurício Sangiogo