top of page

Culturas | Cenoura

NEMATOIDES DAS GALHAS

Em cenoura, podem chegar a 100%, dependendo de fatores como densidade populacional, suscetibilidade da cultivar, espécie de nematoide, classe de solo e condições ambientais. Todavia, mesmo em baixas infestações a produção pode ser comprometida em até 25%.


Hospedeiro
Daucus carota L


Agente etiológico
Nematóide: Meloidogyne spp.


Sintomas
Os sintomas típicos da doença é a presença de galhas nas raízes, deformação, bifurcação e alteração na superfície das raízes (tornando-as ásperas), desenvolvimento da parte aérea reduzido, folhas amareladas e raízes com tamanho reduzido e deformadas devido à presença das galhas. Com a evolução da doença ocorre redução no peso das raízes, plantas com cenouras curtas, frequentemente bifurcadas, o que interfere na classificação comercial do produto.

Manejo
Os métodos mais eficientes de controle de nematoides são a resistência genética e a rotação de cultura. Considerando que depois de introduzidos é praticamente impossível eliminar os nematoides do solo, e como a cenoura é uma cultura anual, os danos serão maiores quanto mais altos forem os níveis da população inicial no solo. Assim, medidas de controle que reduzam a população inicial ou diminuam a capacidade infectiva dos nematoides devem ser priorizadas, como o uso de variedades resistentes ou tolerantes quando disponíveis, eliminação de restos de culturas e plantas hospedeiras, rotação de cultura, pousio, uso de plantas antagonistas, controle biológico e o controle químico.
Importante lembrar que plantas com sintomas de incidência de nematoides devem ser encaminhadas para análise em laboratório especializado, a fim de diagnose e adoção de medidas de controle adequadas.

 

Fontes
https://www.grupocultivar.com.br/artigos/sintomas-do-ataque-e-manejo-de-nematoide-em-cenoura

Nematoide_das_galhas__Maurício_Sangiogo

Imagens: Mauricio Sangiogo

bottom of page