top of page

Culturas | Morango

MOFO CINZENTO

O mofo cinzento ou botritis é de ocorrência generalizada, sendo comum em todos os locais onde se cultiva o morangueiro, sendo a doença que causa mais perdas no morangueiro.


Hospedeiro
Fragaria spp


Agente etiológico
Fungo: Botrytis cinérea


Sintomas
Nos frutos, os sintomas surgem como manchas marrom-claras, de tamanho variável, não aquosas, sem linha demarcando o tecido afetado. As manchas evoluem rapidamente, tomando todo o fruto, que apodrece, adquirindo um aspecto seco e firme, com um recobrimento cinza, constituindo pelas estruturas do fungo.


Manejo
As medidas de controle baseiam-se no uso de cultivares mais resistentes ao patógeno, com morangos firmes e resistentes ao manuseio de colheita e a limpeza e destruição semanal de folhas, flores e frutos com sintomas. O uso do fungo Gliocladium roseum, agente de controle biológico, provou exercer controle desta doença. Entre os fungicidas registrados e indicados para o controle do Mofo Cinzento, citam-se: iprodiona, oxicloreto de cobre, procimidona e o tiofanato metílico.


Fontes
https://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Morango/MesaSerraGaucha/doencas.htm
KIMATI, H.; AMORIM, L.; REZENDE, J.A.M.; BERGAMIN FILHO, A. & CAMARGO, L.E.A. ed. Manual de Fitopatologia. Volume 2. Doenças das Plantas Cultivadas. 4ª Edição. Editora Agronômica Ceres Ltda. São Paulo. 2005. 666p.

Mofo_cinzento_do_morango_2__Maurício_Sa

Imagens: Mauricio Sangiogo

bottom of page