Fitopatológico
Herbário Virtual
Culturas | Trigo
GIBERELA
A Giberela é uma das mais importantes doenças que afetam espigas e grãos da cultura do trigo no mundo. No Brasil, a giberela causa danos e perdas nas culturas de trigo, de cevada e de triticale nos três estados da região Sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).
Hospedeiro
Triticum sp.
Agente etiológico
Fungo: Gibberella zeae (Schwein) Petch, forma assexuada Fusarium
graminearum Schwabe.
Sintomas
Sintomas característicos da doença são espiguetas despigmentadas, de coloração esbranquiçada ou palha, e os grãos apresentam-se chochos, enrugados, de cor branco-rosada a pardo-clara.
Manejo
Semeaduras antecipadas, de modo que não possibilite o período de suscetibilidade da planta com condições climáticas favoráveis. Escalonamento de semeadura ou semear cultivares com ciclos distintos ao espigamento. O objetivo é o escape de epidemia da doença em pelo menos parte da lavoura, em períodos com excesso de precipitação pluvial. O tratamento químico é auxiliar no controle preventivo da doença, mas, até o momento, sua eficiência
não é adequada, assim como a rotação de culturas.
Fontes
https://www.grupocultivar.com.br/artigos/giberela-em-trigo-solucao-pendente
KIMATI, H.; AMORIM, L.; REZENDE, J.A.M.; BERGAMIN FILHO, A. & CAMARGO, L.E.A. ed. Manual de Fitopatologia. Volume 2. Doenças das Plantas Cultivadas. 4ª Edição. Editora Agronômica Ceres Ltda. São Paulo. 2005. 666p.
Imagens: Mauricio Sangiogo