top of page

Culturas | Aveia

FERRUGEM DA FOLHA

A ferrugem da folha é a enfermidade mais importante da cultura, ocorrendo em todas as regiões onde este cereal é cultivado. Cultivares suscetíveis têm seus rendimentos severamente afetados.


Hospedeiro
Avena sativa L.


Agente etiológico
Fungo: Puccinia coronata var. avenae


Sintomas
As pústulas, inicialmente amareladas, desenvolvem-se principalmente nas folhas, podendo também aparecer nas bainhas e panículas. Tais pústulas são pequenas, ovais e isoladas, que expõem uma massa alaranjada de uredósporos, os sinais do patógeno. A medida que finda o ciclo da cultura, aparecem pústulas mais escuras que permanecem cobertas pela epiderme. A ferrugem da folha se diferencia da ferrugem do colmo por apresentar pústulas menores amarelo-claras e ausência de tecidos epidermais levantados ao redor destas.


Manejo
Os cultivares resistentes têm sido pouco efetivos, uma vez que a resistência é governada por poucos genes e pode ser facilmente vencida pelo patógeno. A eliminação de plantas voluntárias infectadas, muito comuns durante o verão, é recomendada, embora não seja medida que, isoladamente, resolva o problema. O controle químico é bastante empregado nas lavouras destinadas à produção de grãos e sementes. Técnica e economicamente, os melhores resultados são obtidos com duas aplicações, a primeira no aparecimento dos primeiros sinais (0 a 5% de severidade) e a segunda aproximadamente 20 dias após.


Fontes
KIMATI, H.; AMORIM, L.; REZENDE, J.A.M.; BERGAMIN FILHO, A. & CAMARGO, L.E.A. ed. Manual de Fitopatologia. Volume 2. Doenças das Plantas Cultivadas. 4ª Edição. Editora Agronômica Ceres Ltda. São Paulo. 2005. 666p.

Ferrugem_2_Maurício_Sangiogo.jpg
Ferrugem_3_Maurício_Sangiogo.jpg

Imagens: Mauricio Sangiogo

bottom of page