top of page

Culturas | Ameixa

ESCALDADURA DS FOLHAS

Dentre as principais doenças causadas por bactérias limitadas ao xilema, destaca-se a escaldadura das folhas da ameixeira. Materiais propagativos infectados se constituem no principal modo de transmissão.


Hospedeiro
Prunus salicina L. e Prunus domestica L.


Agente etiológico
Bactéria: Xylella fastidiosa Wells


Sintomas
O sintoma inicial de enfermidade é uma leve clorose irregular nos bordos das folhas. Posteriormente, a clorose inicial se intensifica, produzindo no final do ciclo vegetativo um dessecamento dos bordos, que penetra de forma irregular no limbo, rodeada por uma clorose fraca, que invade a lâmina foliar. Nas plantas muito atacadas ocorre queda antecipada de folhas, o crescimento geral diminui, os ramos superiores se tornam quebradiços e seu ângulo de inserção é mais aberto, os frutos e a produção diminuem; consequentemente, ocorre a morte da planta. As plantas atacadas há vários anos apresentam seca de ponteiros e pouco enfolhamento.


Manejo
Entre as medidas de controle deve-se levar em consideração a tolerância e resistência varietal, a erradicação dos focos iniciais, através de inspeções realizadas nos meses de janeiro e fevereiro e, principalmente, a utilização de  mudas comprovadamente sadias, que por se constituir no principal modo de disseminação do patógeno, constitui-se também no principal modo de controle. Mudas produzidas de matrizes infectadas disseminam a doença a longas distâncias.


Fontes
https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/ameixa/arvore/CONT000gix2jq9502wx5ok05vadr1v5f7pjd.html

escadaldura_1_Maurício_Sangiogo.jpg
Escaldadura_2_Maurício_Sangiogo.jpg

Imagens: Mauricio Sangiogo

bottom of page