top of page
Fitopatológico
Herbário Virtual
Culturas | Azevém
BRUSONE
A brusone é uma doença cosmopolita e que ocorre em várias culturas economicamente importantes. No Rio Grande do Sul, a epidemia no azevém ocorre em determinados anos, em certos locais de cultivo e pode comprometer a produtividade de sementes em até 100%.
Hopedeiro
Lolium multiflorum L.
Agente etiológico
Fungo: Pyricularia grisea (Cooke)
Sintomas
Nas folhas do azevém, o sintoma inicia com pequenos pontos de tamanho de uma cabeça de alfinete, com coloração castanha, passando para castanho-avermelhado, rodeados por um halo amarelado. Depois, evolui para uma lesão alongada, com bordos irregulares e de coloração marrom, onde aparecem as frutificações do fungo. O sintoma mais típico da espiga é a espiga inteira seca,
apresentando coloração parda, mas, pode ocorrer em parte dela. O sintoma é provocado pela infecção e colonização do tecido, que estrangula e impede a passagem de nutrientes e, consequentemente, ocorre esterilidade das glumas.
Manejo
As perdas de produtividade podem ser reduzidas com o emprego de
variedades resistentes, práticas culturais e aplicação de fungicida de maneira integrada. Deve-se utilizar sementes sadias e livres do patógeno. O uso balanceado de fertilizantes também contribui para o controle da brusone. Adubação com alta concentração de Nitrogênio favorece o aparecimento de doenças.
Fontes
NUNES, Cley Donizeti Martins; MITTELMANN, Andrea. Avaliação da Reação de Resistência dos Genótipos de Azevém Anual (Lolium multiflorum) à Brusone (Pyricularia grisea). Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CPACT2010/13088/1/documento-279.pdf. Acesso em: 15 set. 2020.
Imagens: Mauricio Sangiogo
bottom of page