Fitopatológico
Herbário Virtual
Culturas | Citros
BOLOR VERDE
Entre as várias doenças pós-colheita de frutos cítricos, os bolores são as de maior importância econômica, causando prejuízo durante as operações de processamento, armazenamento e transporte.
Hospedeiro
Citrus spp.
Agente etiológico
Fungo: Penicillium digitatum Saac. e Penicilium italicum Wehmer
Sintomas
Podridões moles em frutos, que se iniciam por pequenas anasarcas na superfície da casca e que, rapidamente, aumentam de tamanho até tomarem todo o fruto. O fungo desenvolve um micélio branco sobre o tecido afetado, que depois é revestido por uma densa massa de esporos de coloração verde.
Manejo
Desinfestação preventiva de materiais e instalações com produto a base de cloro, amônio quaternário ou álcool, pulverização das plantas, com benzimidazóis, até três semanas antes da colheita. Manuseio cuidadoso do fruto durante as operações de colheita, transporte, processamento e armazenamento, visando evitar ferimentos, que se constituem na principal via de penetração de fungos em frutos. Armazenamento e transporte de frutos a baixas temperaturas.
Fontes
KIMATI, H.; AMORIM, L.; REZENDE, J.A.M.; BERGAMIN FILHO, A. & CAMARGO, L.E.A. ed. Manual de Fitopatologia. Volume 2. Doenças das Plantas Cultivadas. 4ª Edição. Editora Agronômica Ceres Ltda. São Paulo. 2005. 666p.
Imagens: Mauricio Sangiogo.