Fitopatológico
Herbário Virtual
Culturas | Feijão
ANTRACNOSE
A antracnose é uma das doenças de maior importância da cultura do feijoeiro, podendo causar perdas de até 100%. Ocorre em locais de temperatura baixa a moderada e alta umidade.
Hospedeiro
Phaseolus vulgaris
Agente etiológico
Fungo: Colletotrichum lindemuthianum (Sacc. & Magn.) Scribner
Sintomas
Mudas que nascem de sementes infectadas muitas vezes apresentam pontos redondos, afundados e de coloração marrom-escura a preta nas folhas e caules. Durante infecções secundarias, as nervuras e os pecíolos das folhas desenvolvem lesões angulares de coloração vermelho-tijolo a preta. Nas vagens e hastes, aparece lesões circulares de coloração marrom a ferrugem.
Manejo
O uso de sementes sadias é fundamental no controle da doença. O tratamento de sementes apresenta bons resultados. A rotação de cultura, por no mínimo 1 ano, deve ser feita para evitar a ocorrência da doença no plantio seguinte e a perpetuação do fungo na área. Restos de cultura infestados devem ser eliminados do campo. O uso de cultivares resistentes é outra medida importante para reduzir os danos causados pelo patógeno.
Fontes
https://plantix.net/pt/library/plant-diseases/100031/black-spot-disease
KIMATI, H.; AMORIM, L.; REZENDE, J.A.M.; BERGAMIN FILHO, A. & CAMARGO, L.E.A. ed. Manual de Fitopatologia. Volume 2. Doenças das Plantas Cultivadas. 4ª Edição. Editora Agronômica Ceres Ltda. São Paulo. 2005. 666p.
Imagens: Mauricio Sangiogo