top of page

Culturas | Couve

ALTERNARIA

A alternaria é uma doença fúngica que está entre as mais destrutivas em olaráceas, com aumento da dificuldade de controle. O patógeno está presente em todo o mundo, principalmente com alta umidade e temperatura baixa como no Rio Grande do Sul.


Hospedeiro
Brassica oleracea


Agente etiológico
Fungo: Alternaria brassicae


Sintomas
As plantas são atacadas em diferentes graus de susceptibilidade causando manchas circulares, atacando principalmente as cabeças, além de causar pintas pretas com centro castanho, tornando-os finos e causando aspecto de buraco de tiro na parte foliar. Muitas folhas chegam a gerar desfolhamento ou tombamento de plântulas recém brotadas.


Manejo
Nenhum tratamento biológico é indicado para o combate à este patógeno. Recomenda-se tratamento de sementes, assegurar-se que as mesmas estejam saudáveis para uso e certificadas, além de deixar espaço entre as plantas para permitir boa ventilação, retirada de folhas velhas em contato com o solo e remoção de ervas daninhas, especialmente da família Brassica são indispensáveis. Aplicar fungicidas sistêmicos preventivos ou curativos só quando for necessário, dada a alta residualidade e fitotoxicidade dos mesmos.


Fonte
https://plantix.net/pt/library/plant-diseases/100037/alternaria-spot
https://www.agrolink.com.br/problemas/mancha-preta_1627.html

alternaria andrine.png
bottom of page